top of page
  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Telegram
  • Advogado Rafael Cunha Lemos

A inteligência artificial na advocacia

Atualizado: 30 de nov. de 2023



Advogado Rafael Cunha Lemos - Inteligência Artificial - Uberaba MG
Inteligência Artificial na Advocacia - Imagem Pixabay

Ao percebemos as mudanças no mercado de trabalho em vista da constante e ininterrupta evolução tecnológica, é natural refletirmos sobre seu impacto em algumas profissões. Quais serão aquelas que vão deixar de existir no futuro? Quais vão usar a tecnologia a seu favor? Quais vão sofrer profunda mudança na maneira de serem executadas?


Difícil saber. Acredito que essa resposta dependa muito mais de como cada profissional vai encarar e enxergar a evolução; como cada profissional vai se adaptar a ela, sem medos, sem receios, usando a criatividade como instrumento único e especial do ser humano para encontrar caminhos, oportunidades e progresso.


Hoje em dia, é comum debater sobre os impactos da inteligência artificial. Ela está tomando corpo e forma, está entrando no mercado de trabalho e não há caminho de volta.


No universo jurídico, podemos citar a criação do Ross, robô advogado desenvolvido pela plataforma Watson, da IBM, capaz de mapear a linguagem humana e rastrear mais de 10 mil páginas por segundo, oferecendo as melhores respostas sobre determinado assunto ao cliente.


Ross pode ser visto como uma grande ameaça por profissionais que não estão acostumados a trabalhar com a tecnologia e a inteligência artificial, mas, sem dúvida, para aqueles profissionais preparados, Ross é simplesmente um novo associado, um parceiro de escritório.

A grande sacada do ser humano em relação ao ser artificial é justamente a humanidade. Com a ajuda da tecnologia e da inteligência artificial, o advogado pode se dedicar mais ao cliente, às causas que exigem criatividade, reflexão, contato pessoal. O trabalho repetitivo, operacional, muitas vezes maçante, será exercido pela máquina, concedendo ao profissional mais tempo para lidar com situações que realmente fazem a diferença na resolução de um problema.


A relação homem e máquina não é novidade, mas para que ela continue acontecendo sem prejudicar carreiras e profissões, exigirá do profissional interesse em conhecer a tecnologia e curiosidade para se manter sempre atualizado.


Para mais informações, entre em contato conosco.



|


45 visualizações

Comments


bottom of page